segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mais um capítulo da história a escrever-se

Hoje acordei com a notícia da morte de Osama bin Laden. Durante quase 10 anos, os Estados Unidos e o Mundo fizeram dele a cara do terrorismo. E era uma delas, sem dúvida. Mas não era a única. O que quero dizer com isto é que sim, é uma espécie de alívio saber que um dos maus está morto (é como nos filmes, queremos que os bons tenham finais felizes e que os maus sejam presos ou mortos - ou melhor,  é preferível que morram mesmo, que isso de ser preso é um bocado relativo), mas não significa que o terrorismo acabe aqui. Aliás, o Bin Laden era a cabeça da Al-qaeda mas muitos outros elementos estão espalhados pelo Mundo. E os seus "seguidores" certamente vão querer vingar a morte do líder, havendo já vários discursos que alertam para prováveis retaliações nos próximos tempos.
O Barack Obama é que sai vitorioso desta operação, ficando para a história como o presidente norte-americano que abateu o número um do terrorismo. Convenhamos, para quem vai recandidatar-se nas próximas eleições esta injecção de popularidade aparece na melhor altura.
E tendo em conta que a ocupação do Afeganistão - e consequente guerra - nasceu com o objectivo de encontrar o bin Laden e reduzir a acção da Al-qaeda, é esperar para ver se a prometida retirada das tropas do Afeganistão será mais célere.

Sem comentários:

Enviar um comentário