sábado, 24 de julho de 2010

Não estaremos a exagerar só assim um bocadinho?

Por estes dias, o nosso país foi fértil em notícias e casos interessantes (como sempre...) mas eu hoje vou abordar apenas um. Não, não vou falar do 'rei dos gnomos', nem do caso Carlos Queiroz, nem mesmo do regresso de Cristiano a terras algarvias. O que me intriga mais é mesmo o comportamento exagerado dos fiéis de Fafe que, parece, estão dispostos a tudo para não deixarem o padre ir 'pregar para outra freguesia'.
Expliquem-me lá... É de mim ou isto é completamente insano? Eu respeito a religião e a fé das pessoas, a sério que sim, mas o fanatismo 'faz-me espécie', seja ele qual for.
Tudo bem, aquelas pessoas estão habituadas ao padre. E então??? Alguém vai morrer se passar a tomar a hóstia pelas mãos de outra pessoa? Não me parece. Aquelas manifestações são despropositadas, ponto final.
O que realmente me fascina nestas atitudes que os portugueses tão bem sabem ter, é que eu podia apostar que se aquelas pessoas ficassem sem emprego e sem dinheiro para comer não iriam para a rua protestar. Situação que, para mim, seria bem mais compreensível. "Olha, aumentaram outra vez os impostos e baixaram a minha reforma para os 20 euros mensais... Tudo bem, já estamos habituados... O quê? O bispo vai mandar o padre para outra paróquia?! Era o que faltava! Vamos lá ameaçar o bispo, agredir os polícias que nos tentarem parar, fazer greve de fome e gritar até ficarmos sem voz!".
É o país que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário