quarta-feira, 23 de março de 2011

Que se segue agora?

É a história a fazer-se.
Como já se previa, o PEC IV foi chumbado e o PM apresentou a demissão. No mesmo instante choveram posts no facebook em modo de festejo. Eu entendo, até. Também eu critiquei (e continuo a criticar) muitas das  medidas tomadas por este - agora demissionário - governo. Diferença? Eu não festejo.
Se a queda do governo implicasse a melhoria das condições de vida e de trabalho e apagasse tudo aquilo que foi mal feito, eu também festejaria, com direito a uma bebedeira daquelas e tudo. Mas não é o caso. Hoje e amanhã a malta vai continuar a achar que isto foi o melhor que nos podia ter acontecido, mas dentro de algum tempo vamos ter as consequências, isso é tão certo como eu estar a escrever isto sentada no meu sofá.
A verdade é que, seja que governo for, os culpados das crises vão alterando mas os pagadores são sempre os mesmos... Nós. E esta queda, não podemos olvidar, é mais um duro golpe na situação nacional, pois o Sócrates vai mas não leva com ele os problemas. E, aliás, ele vai mas volta, que já deixou claro que vai recandidatar-se (e sim, eu acho possível que o povo o coloque lá novamente). E mesmo que já não lhe seja dada nova oportunidade de sentar lá o rabo, o seu sucessor não fará melhor. A história sempre nos provou isso. Até lá chegarem, só o povo interessa; quando lá estão, só conseguem ver o poder. Está para nascer um que me faça pensar de forma diferente.
Eu ainda não consigo dizer se foi bom, assim como não consigo decidir se havia caminho melhor. Aguardemos por novos desenvolvimentos, então. 

Sem comentários:

Enviar um comentário