sábado, 16 de abril de 2011

Carta ao gajo do tempo

S. Pedro:
Como é que eu hei-de começar...? Errr... Opá, que cenas andas tu a fumar? Antigamente, nós sabíamos que existiam quatro estações do ano e a cada uma correspondia uma parte do nosso guarda-roupa. Agora que deste nessa coisa de passar dos 9ºC para os 28ºC mais depressa do que a TVI apresenta uma nova novela, a tarefa diária de escolher a roupa tornou-se uma aventura do caraças. Se uma pessoa tem que sair de casa muito cedo é a loucura completa. Veste-se uma roupa quente porque as manhãs são de Outono - frio, portanto -, mas ao meio-dia já estão 27ºC e nós estamos longe de casa e temos que suportar o calor até voltar ao conforto do lar. Achas bem? E os casaquinhos de malha feitos para a Primavera, coitados, que futuro lhes está reservado? E quem diz os casaquinhos diz as All Stars, que no Inverno metem água e no Verão assam os pés da malta. Toda a gente sabe que as All Stars são o calçado de "meia estação". Não te sentes culpado por prejudicar os senhores da Converse, não? 
Estamos em Abril. Abril! Em Abril, às 21h00, o termómetro do meu carro não pode marcar 24ºC, isso é contranatural. E tanto que eu gosto da Primavera, uma querida que, por um lado, já nos permite estar na esplanada e beber minis sem ficarmos com a garganta inflamada e, por outro, nos livra dos odores corporais que andam por todo o lado no Verão, nomeadamente cheiros que vêm ali da zona das axilas de muito boa gente. Ou seja, a  Primavera é aquele meio-termo que eu admiro (talvez seja mesmo a única coisa na vida em que eu defendo um ponto intermédio), até porque não tenho alergias a pólenes nem nada disso.
Os portugueses não andam malucos a fazer greves e manifestações por tudo e por nada? Ora, se não me deres ouvidos, eu proponho uma petição para que a Primavera volte ao activo, que - coitada - não pode ser mais uma desgraçada apanhada nas teias do desemprego.
Percebeste tudo, S. Pedro? Vê lá bem se o sistema informático está a funcionar correctamente, se não entraram aí uns vírus ou coisa que o valha, e devolve-nos as temperaturas primaveris, está bem? Agradecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário